Primeiro, como funciona o Wi-Fi
Quando o assunto são redes sem fio (Wi-Fi), a escolha da banda e dos canais que o roteador oferece pode ter um grande impacto no desempenho da rede que seria transmitir e receber sinais de rádio com rapidez e qualidade.
Explicando melhor, o sinal Wi-Fi se propaga como ondas de rádio, ou seja, ondas eletromagnéticas — parte do mesmo espectro eletromagnético que inclui luz e raios-x. Todas as ondas vibram a uma determinada velocidade, ou “frequência”, medida em Hertz (Hz), sendo que um bilhão de Hertz equivale a um GigaHertz (GHz).
As ondas de rádio são definidas como uma parte específica deste espectro, chamada de “banda de rádio”. Para evitar interferências entre diferentes usos da banda de rádio, TVs, GPS, comunicações de emergências, são divididos em pequenas partes, também conhecidos como bandas.
A Rede 2,4 GHz
A maioria dos dispositivos que emitem um sinal de rádio (roteadores, telefones sem fio, celulares, portões eletrônicos, entre outros operam na faixa ISM (Industrial Scientific and Medical). Esta banda foi isolada há décadas, porque tais dispositivos não precisam transmitir muito longe e (teoricamente) não interferem uns com os outros e não precisam ter uma frequência específica, como uma estação de rádio ou TV. A faixa ISM estende-se de 2,401GHz para 2,473GHz, mas as pessoas chamam a banda apenas de 2,4 GHz.
Hoje, é inúmeros dispositivos operam na banda de 2,4 GHz e, como resultado, causam muita interferência com dispositivos próximos de tipo ISM. Em um esforço para impedir que isso ocorra, o espectro de 2,4 GHz é dividido em 11 “canais” (bandas) menores. Em teoria, esses canais fornecem três faixas de frequência cujos sinais nunca se sobrepõem.
A Rede 5 GHz
Felizmente, há outra opção: uma banda diferente conhecida como a Unlicensed National Information Infrastructure (U-NII), chamada principalmente de banda de 5 GHz. Assim, um equipamento de rede sem fios dual band suporta 2,4 GHz e 5 GHz. Como os que usam padrão Wireless AC (802.11ac), que podem utilizar a banda de frequência mais alta para aproveitar canais adicionais que são menos propensos a interferências do que em 2.4 GHz.
Se o seu roteador é dual band (trabalha simultaneamente com bandas 2,4 GHz e 5 GHz) ou mesmo tri band (trabalhando com uma banda 2,4 GHz e duas bandas em 5 GHz), você pode criar várias redes sem fio independentes ao mesmo tempo. Perfeito para aqueles que procuram maximizar o desempenho em uma configuração de rede doméstica.
A geração Wi-Fi 6
A Wi-Fi 6 (802.11ax) não é exatamente uma nova frequência para sua rede Wi-Fi doméstica. Trata-se de um conjunto de novas tecnologias que trazem a promessa de não apenas aumentar a velocidade de conexão à internet, mas também a estabilidade dos aparelhos que a utilizarão.
Enquanto que nas redes Wi-Fi 5 de 5 GHz a velocidade máxima teórica alcançável é de 3,5 Gbps, a nova geração do Wi-Fi suporta até 9,6 Gbps. Apesar dos números significarem um aumento significativo de capacidade, as redes Wi-Fi domésticas dificilmente alcançarão este patamar na maioria das residências no mundo. O ganho, no entanto, fica para a estabilidade de comunicação com os dispositivos.
Com a Wi-Fi 6, o roteador é capaz de se comunicar, em altas velocidades, com os dispositivos a ele conectados. Algo muito útil, já que as casas têm cada vez mais aparelhos com algum tipo de conexão à internet. Os roteadores funcionam enviando e recebendo pacotes de informação para os aparelhos. Com maior capacidade de comunicação por cada envio de pacote, a Wi-Fi 6 consegue muito mais aparelhos “puxando” dados sem que haja atraso na comunicação.
Chega de ter seu vídeo por streaming sendo pausado quando todas as pessoas da mesma residência decidem se conectar à internet ao mesmo tempo, mesmo que a velocidade contratada possa dar conta do recado.
Por ser uma tecnologia voltada ao hardware ao invés do software, o usuário precisará adquirir não apenas o roteador compatível, mas também qualquer aparelho que a ele se conecte. Aparelhos mais antigos se conectarão ao roteador da Wi-Fi 6 como se estivessem conectados a um da geração anterior.
Redes Mesh
Outra tecnologia que comumente aparece atualmente nas pesquisas por roteadores é a das redes Mesh. Esta tecnologia não necessariamente aumenta a velocidade do tráfego de informações pelos dispositivos, porém permite uma maior estabilidade entre eles. A rede Mesh é recomendada para grandes ambientes, no intuito de amplificar o sinal Wi-Fi.
Roteadores compatíveis com as redes Mesh são espalhados por um imóvel (uma residência ou uma empresa), que se comunicam entre si e estabelecem uma conexão de um dispositivo à internet de forma a encontrar o menor caminho para a conectividade.
É, portanto, uma opção mais estável que o uso de repetidores, e pode fazer uma grande diferença em residências grandes e com muitos aparelhos ou em empresas que necessitam de grande tráfego de dados.
Ao contrário da Wi-Fi 6 e da banda 5 GHz, por se tratar de uma comunicação entre os roteadores compatíveis, para usar a rede Mesh o usuário precisará se preocupar apenas em adquirir roteadores compatíveis, em vez de analisar cada um de seus dispositivos. Roteadores de rede Mesh, por sua vez, podem ser compatíveis com as demais tecnologias, levando aos dispositivos conexões a uma banda 5 GHz e com Wi-Fi 6.
Qual é a melhor?
2,4 Ghz ou 5 Ghz: mais potência, menos alcance.
Quando falamos de ondas de rádio como as usadas no Wi-Fi, quando você aumenta a frequência, consegue transferir uma maior quantidade de dados. Por isso, as bandas 5 GHz são sempre as mais rápidas, além de sofrerem menos com interferências de outros aparelhos.
Mas, como nem tudo são flores, uma particularidade das ondas de rádio faz com que, ao aumentar a frequência, ela perca em alcance. Assim, é comum que você note que os sinais da banda 2,4 GHz do roteador cheguem em pontos da casa onde o 5 GHz não consegue funcionar.
Então, ao testar, avalie a relação da performance (velocidade) que ambas as bandas conseguem entregar, mesmo quando o dispositivo está mais afastado. Mas, normalmente, é preferível usar sempre a rede em 5 Ghz. E, quando o alcance não for suficiente, procure instalar roteadores compatíveis com as redes Mesh e que trafeguem dados à frequência de 5 GHz.
E se sua residência ou sua empresa contiver muitos aparelhos conectados à internet simultaneamente, é preferível utilizar roteadores compatíveis com Wi-Fi 6, para assim manter maior estabilidade no tráfego de dados entre os dispositivos.
AUTOR: IZ1 Telecom