A HISTÓRIA DA INTERNET

Blog

Você já parou para pensar como surgiu a internet?
Talvez não tenha percebido que a tecnologia que hoje temos acesso sem dificuldades, um dia foi utilizada restritamente para fins militares. Pois é, foi assim que surgiu a internet.
A internet nasceu após a Segunda Guerra Mundial, com a chegada da Guerra Fria (A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991). 

Os EUA tinham a necessidade de protegerem seus dados, documentos, informações e estratégias militares de uma possível invasão por parte da União Soviética (URSS) no caso de um ataque nuclear. As inovações que tentaram resolver esse problema levaram ao que conhecemos hoje como Internet. 

Nesta época, os meios de comunicações mais atuais eram o Telégrafo e o telefone, até então não se tinha ciência da proporção da revolução tecnológica que a Internet se tornaria nos dias atuais.
Em 1958, um ano após o lançamento do primeiro satélite artificial da história, o Sputnik 1, pela URSS, os EUA criaram a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency, ou Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, em português).
A DARPA é fundamental na história da Internet, uma vez que foi responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para fins defensivos e militares, entre elas, a rede de computadores.

No decorrer da guerra, a internet sairia do meio militar, onde era restrita, e chegaria ao meio cientifico e acadêmico, por enquanto somente nos EUA. Na década de 80, através das próprias Universidades, se abriram os acessos à Internet por outros países, porém, somente para uso de pesquisas entre as mesmas. 

Uma curiosidade era que, no cenário da guerra, já existiam computadores, porém eram gigantescos, cada máquina era comparada ao tamanho de uma
casa, eram exclusivos para guardarem informações e documentos oficiais do governo, era impensável uma tecnologia que pudesse enviar e-mails, ou consultar arquivos diretamente de outras máquinas. 

Foi a partir da ECO-92, conferência da ONU sobre Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, que a Rede deixou de ser exclusividade do mundo acadêmico e serviu como meio de comunicação para jornalistas e organizações não-governamentais (ONGs) que participaram do evento. Já havia chegado no Brasil há mais tempo, porém restrita ao meio científico. A partir daí a Internet começou a ter o acesso mais expandido até chegar casa da população em geral. 

E agora que você já sabe como surgiu a Internet, você consegue imaginar a sua vida sem ela? 

É inimaginável hoje, viver sem Internet, não é mesmo? 

No período da Pandemia da Covid-19, a internet teve um papel fundamental na vida das pessoas de todo o planeta. Foi uma maneira de aprender novos caminhos, por meio da Internet, para estudar, trabalhar, se comunicar, tudo remotamente, inclusive novos trabalhos foram criados nesse período e foi imprescindível para a comunicação entre os familiares devido ao distanciamento social. 

Muita coisa mudou nesses anos e hoje a Internet é uma ferramenta fundamental na vida das pessoas e primordial para o funcionamento dos negócios. Tornou-se, definitivamente, um instrumento de comunicação, informação, trabalho, entretenimento e principalmente de inclusão social, não só no Brasil, mas também em todo o mundo.

 

Autora: Fabia Furtado

Autor