É seguro compartilhar a senha do wi-fi e liberar o acesso da sua internet para outras pessoas?

Blog

Compartilhar a senha do Wi-Fi é uma prática bastante comum, não é mesmo?

Principalmente quando recebemos visitas em nossa casa. Quem nunca fez isso, né?

 Mas será que podemos fazer isso despreocupadamente?

Certamente você é adepto ou conhece alguém que compartilha a senha do Wi-Fi de maneira despretensiosa, porque não vê nenhuma objeção em fazer isso e é aí que que mora o perigo!


O que poucos sabem é que é preciso ter muito cuidado com este hábito, pois pode te trazer sérios problemas.

Para melhor entender o tema que está sendo abordado, irei citar abaixo três situações que podem ocorrer devido ao compartilhamento da internet e já adianto que não são boas.

1° – LENTIDÃO NA CONEXÃO:

Ao compartilhar a senha do Wi-Fi mais pessoas irão utilizar a sua internet e isso significa que mais dispositivos serão conectados, com isso, o consumo da internet irá aumentar e consequentemente a navegação ficará lenta.

Vale ressaltar que quando isso acontece devido ao compartilhamento da internet com terceiros, o provedor de internet que te atende não tem nenhuma culpa por esta lentidão, tendo em vista que certamente no ato de sua contratação lhe foi ofertado um plano que iria te atender perfeitamente, dentro de suas necessidades.

2° - VIOLAÇÃO DE DADOS:

Durante o compartilhamento da internet os dispositivos como: (Celular,Tv,Computador..) seus e de seu vizinho, por exemplo, estarão conectados em uma única rede, possibilitando assim o compartilhamento de informações entre si.

Desta forma, a pessoa com a qual você compartilha a internet poderá ter acesso aos seus equipamentos conectados, podendo enfraquecer a segurança de sua rede colocando a sua privacidade em risco, pois ao se conectar aos seus dispositivos essa pessoa terá acesso a todos os conteúdos presentes nele.

Um bom exemplo disso foi o que aconteceu com a atriz Carolina Dieckmann, que em 2011 sua privacidade foi violada depois que um grupo de hackers invadiu seu computador pessoal e postou imagens privadas em redes sociais sem seu consentimento. Além das imagens roubadas, a atriz também recebeu ameaças e chantagens para evitar a exposição.

3° - PROBLEMAS LEGAIS COM A POLÍCIA:

Muitas pessoas pensam que podem fazer de tudo na internet, que ela é uma “terra sem lei”, mas não é bem assim que as coisas funcionam na prática.
Como em muitas coisas na vida existe o lado bom e o ruim, com a internet não é diferente;
Você sabia que vários crimes são cometidos na internet?

Infelizmente pessoas inescrupulosas tendem a utilizar a internet para cometer crimes virtuais, como por exemplo: difamação, pornografia infantil, racismo entre outros.

E se a pessoa com quem você compartilha a sua internet vier a cometer alguns desses crimes citados acima, durante uma investigação policial, você também poderá responder por esses crimes, pois a internet que foi utilizada para cometê-los está em seu nome.
Por isso é importante ter muito cuidado e não compartilhar a senha do Wi-Fi para qualquer um. É preciso conhecer bem a pessoa, para não ter nenhum problema com a polícia.

Talvez você tenha se perguntado como a polícia sabe que a internet utilizada para cometer o crime está em seu nome, certo?
Isso é possível através do seu endereço de IP.

O IP é um endereço exclusivo que identifica um dispositivo na Internet ou em uma rede local. IP é derivado do inglês "Internet Protocol" (protocolo de rede) IP é um identificador que permite o envio de informações entre dispositivos em uma rede. Isso inclui informações de localização e permite que os dispositivos se comuniquem. 
 

Gostou do conteúdo?
Espero que te sirva de alerta!

 Autor: Noé Arcanjo

Autor